de Sara Gonçalves
O HOMÚNCULO é um espetáculo de teatro que traz a palco a verve de Natália Correia. Nele expõe-se a ousadia da autora ao ter escrito, em 1965, esta sátira jocosa em plena Ditadura. Foi censurada à época e os seus exemplares destruídos. Reconhece-se nela o retrato de um Portugal moribundo de espírito e de jovens resgatados para a Guerra do Ultramar que ainda permanece na memória de muitos e que a tantos já nada diz. É a uns e a outros que o espetáculo se dirige, revelando o que o Estado Novo escondia. Este é um espetáculo que funde linguagens: teatro, audiovisual e multimedia. Tudo acontece no momento.
A linguagem estética do espetáculo será alicerçada no carácter caricatural que esta sátira política revela. Nela, intuímos ver na sua inspiração um Ubu Rei (de Alfred Jarry, obra antecessora do Teatro do Absurdo), e tomamos os seus traços grotescos e largos na construção das personagens aproximando-as de linhas expressionistas. Pretendemos, também, aliar à interpretação de desenho físico e vocal característicos das personagens as imagens de cena, através de projeções, que contextualizarão simbolicamente o ambiente que esta peça nos faz viver – na Mortocália (nome alusivo a um Portugal aprisionado pelo Estado Novo), tornando este espetáculo de uma imagética viva e retumbante. Damos, também, destaque à sonoplastia que as acompanhará, e antecipará, assim como soará os não-dizeres que numa sociedade censurada se sentiu e tantas vezes não se ouviu. Ao tornar visível o que está escrito por Natália Correia e audível o cunho da história, pensamos fazer jus ao retrato que Natália quereria dar voz.
Autoria NATÁLIA CORREIA
Encenação SARA GONÇALVES
Interpretação DAVID MEDEIROS, ÉLVIO CAMACHO, FREDERICO AMARAL E NELSON CABRAL
Cenografia DAVID LEAL MACHADO
Adereços MARIA RODRIGUES E JORGE LOURENÇO
Figurinos RITA ÁLVARES PEREIRA
Desenho de Luz ALEXANDRE COSTA
Sonoplastia SÉRGIO MILHANO/PONTOZURCA
Vídeo e Animação DINIS LEAL MACHADO
Design Gráfico Vídeo RAQUEL SILVA
Direção de Produção NUNO PRATAS
Produção Executiva MARIÇA DA SILVA
Produção APCA MADEIRA, CULTURPROJECT E TEATRO FEITICEIRO DO NORTE
A APCA Madeira e o Teatro Feiticeiro do Norte são estruturas financiadas pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes
Contacto: Centro Cultural Malaposta