O Centro Interpretativo das Águas de Caneças está localizado na Rua do Pinhal Verde, anteriormente designado por “Lugar das Piçarras”. É um equipamento cultural municipal concebido de raiz com o propósito de preservar e divulgar o património histórico, resultante da abundância de água neste território, dando a conhecer a forma como essa abundância influenciou os usos e costumes da comunidade canecense, bem como sensibilizar para a importância da água enquanto recurso finito. Tendo por base essas premissas, o Centro Interpretativo é constituído por dois eixos temáticos de abordagem: a água enquanto património histórico bem como marca identitária de Caneças e a água enquanto património ambiental do presente e futuro.
Ao longo do percurso expositivo é dado a conhecer aos visitantes para além das fontes de Caneças, em torno das quais se desenvolveu a exploração e venda das águas das suas nascentes, a história das atividades que se foram expandindo durante décadas em consequência dessa riqueza hídrica de Caneças, ou seja, os viveiristas, as lavadeiras, as enchedeiras e os aguadeiros. A exposição é composta por uma diversidade de peças e documentos que retratam todas essas atividades.
O CIAC está dotado de um conjunto de soluções inclusivas destinadas a diferentes públicos com necessidade especiais, designadamente Áudio Guia com conteúdos em Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição, e pisos táteis para orientação e segurança das pessoas cegas ou com baixa visão.
- Visitas Orientadas:Terça-feira a sexta-feira, às 10h00 e às 14h00
(destinadas a jardins-de-infância, ensino básico e secundário e grupos organizados, mediante marcação prévia)