[WORLD MUSIC. JAZZ FUSÃO]
O quarteto Al-jiçç equaciona o jazz com as músicas de raiz mediterrânica, em composições originais onde recorrem a escalas árabes, judias e ciganas remanescentes da tradição sefardita, sempre como mote para improvisações modais ou livres em contextos rítmicos contemporâneos com influência do rock e do funk. Os temas resultantes têm um carácter festivo e enérgico que convida à dança e apetece trautear, com melodias que podiam ser do Médio Oriente ou do Norte de África, evocando igualmente as sonoridades do Sul da Península Ibérica.
Nos 12 anos de atividade que a banda já conta, passou por diversos palcos e cidades, nomeadamente Festival Andanças (S. Pedro do Sul), Festa do Avante (Seixal), Fábrica do Braço de Prata (Lisboa), Musicbox (Lisboa), SMUP (Parede), entre muitos outros.
No final de 2O21 editaram o disco “Chants” que, tal como os precedentes, recebeu elogios vindos de várias partes do mundo, tendo merecido destaque na revista inglesa Songlines, no Bandcamp, no site Jazz.pt e no programa “Argonauta” da Antena 2, entre outras publicações, rádios e plataformas especializadas em jazz e não só.
Em 2O23, e após dois anos de paragem forçada, os Al-jiçç regressam aos concertos para apresentar “Chants” ao vivo.
Guitarras, Teclados e Composição NUNO DAMIÃO
Clarinete Baixo e Clarinete Soprano GONÇALO LOPES
Baixo RICARDO FREITAS
Bateria e Percussões JORGE TRIGO
Produção e Agenciamento BAZARULHO
© Fotografia FILIPE FEIO
Fonte: CMO
Contactos: Centro Cultural Malaposta